Painel - O futuro da agricultura digital

Carregando Eventos

« All Eventos

  • Este event já passou.

Painel – O futuro da agricultura digital

5 de outubro, 16:00 - 17:30

Auditório 3

Painelistas

cmedeiros-picClaudia Bauzer Medeiros (FAPESP e IC-Unicamp) é professora titular do Instituto de Computação da Unicamp, onde ingressou como docente doutora em 1985. É formada em Engenharia Elétrica (PUC-Rio, 1976), com Mestrado em Informática (PUC-Rio, 1979) e PhD in Computer Science (University of Waterloo, Canada, 1985). Durante 1990, realizou pós-doutorado no INRIA, Rocquencourt, França. Sua pesquisa está voltada ao gerenciamento e análise de dados científicos, associada a desafios de aplicações reais, de grande porte – da química e biologia até planejamento urbano e ciências sociais. Esta pesquisa requer tratar de fontes de dados distribuídas e heterogêneas, coletadas e processadas em várias escalas espaciais e temporais, indo desde dados de satélites até gravaçoes de sons de animais e dados coletados de redes de pequenos sensores. Há mais de 20 anos coordena grandes projetos multidisciplinares e multi-institucionais em biodiversidade, planejamento agrícola e planejamento ambiental, envolvendo universidades no Brasil, Alemanha e França. Em 1994, criou o Laboratório de Sistemas de Informação (LIS) na Unicamp, um dos primeiros laboratórios de pesquisa no Brasil dedicado a trabalhar em grandes problemas multidisciplinares centrados na gestão de dados científicos Desde 1992, vem cooperando regularmente como professora visitante na Université Paris-Dauphine, França, e também atuou por curtos períodos como visitante na Universidade de Munster, Alemanha. Ela foi chefe do Departamento de Computação da Unicamp (1991-1993), e do Departamento de Sistemas de Informação da mesma universidade (1996-1999). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação de 2003 a 2007. Participa ativamente de comitês de avaliação. Em especial, foi a coordenadora do comitê de Computação do CNPq (CA-CC 2001-2002) e membro do mesmo comitê (2013-2016). Foi vice coordenadora do comitê de Computação da CAPES (1998-2000), e membro do mesmo comitê (2008-2010). Na FAPESP, foi membro da Coordenação de Área de Ciência e Engenharia de Computação (2005-2014) e, desde 2014 pertence à Coordenaçao Adjunta (Programas Especiais) em eScience. Recebeu os prêmios Anita Borg Agent of Change Award (USA, 2006) e Google Brazil award (2008) pela sua atuação em criar programas para atrair mulheres para a Computação. Recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior por atividades de pesquisa e ensino. Dentre estes, destacam-se – prêmio Newton Faller (Sociedade Brasileira de Computação, 2000), prêmiio Zeferino Vaz de excelência acadêmica (Unicamp, 1997, 2001 e 2009), e o prêmio Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino (Unicamp 2013 – associado a toda a carreira). É Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008), Distinguished Speaker da Associação Americana de Computação (ACM 2012-2015). É Doctor Honoris Causa pela Universidad Antenor Orrego, Peru (2007), e pela Universite Paris-Dauphine, França (2015).

ebolfe-picÉdson Bolfe (Embrapa) é doutor em Geografia na área de Dinâmica Territorial pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador da Embrapa desde 2001, professor colaborador do Instituto de Geociências (Unicamp) e pesquisador associado do Center for Global Change and Earth Observations (Michigan State University/USA). Tem experiência na coordenação de projetos de P,D&I e publicações nacionais e internacionais em monitoramento geoespacial de uso e cobertura das terras, sensoriamento remoto e na geração de TIC´s para a agricultura. Coordena o Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa), é membro do Comitê Gestor das Estratégias da Embrapa e lidera o Grupo de Pesquisas Geoespaciais em Agricultura e Ambiente (CNPq).

Eng_Marcio_Albuquerque-Falker

Marcio Albuquerque (Falker Automaçao) é Engenheiro Eletricista e mestre em Engenharia Elétrica pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). É sócio fundador e diretor da Falker Automação Agrícola, trabalhando com tecnologia para a agricultura e agricultura de precisão desde 2005. Coordena projetos de desenvolvimento de tecnologia envolvendo eletrônica, software e mecânica.  É atual presidente da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), órgão consultivo do Ministério da Agricultura. É membro da CBAP desde 2012, representando a Abinee (Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica). É sócio fundador e conselheiro da AsBraAP, Associação Brasileira de Agricultura de Precisão.

maximiliano-picMaximiliano Salvadori Martinhão (MCTIC) é Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações desde junho de 2016. É Engenheiro de Telecomunicações formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, de Santa Rita do Sapucaí – MG, Mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde no Reino Unido. Advogado formado no Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB.
Exerceu, antes de chegar ao MCTIC, o cargo de Secretário de Telecomunicações no Ministério das Comunicações e o cargo de Gerente Geral de Certificação e Engenharia do Espectro da ANATEL, tendo ocupado outras posições Gerenciais e de Assessoria na Agência. Atuou como Engenheiro de Planejamento do Sistema TELEBRÁS. Foi representante da Administração Brasileira em diversos fóruns nacionais e internacionais de telecomunicações. Titular de cargo efetivo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações desde 2005.

smassruha-picSilvia Maria Fonseca Silveira Massruhá (Embrapa Informática Agropecuária) é doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003) (INPE), possui mestrado na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (1996) da Unicamp e graduação em Análise de Sistemas – Pontifica Universidade Católica de Campinas (1988). Desde 1989, é pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária onde tem liderado projetos na área de engenharia de software, inteligência artificial e computação científica aplicada a agricultura com aproximadamente 90 publicações técnico-científicas e 25 softwares nos temas sistemas especialistas, lógica abdutiva, lógica nebulosa, técnicas de aprendizado de máquina, mineração de dados e textos voltados para o manejo animal e diagnóstico de doenças em plantas. Atualmente é Chefe Geral da Embrapa Informática Agropecuária (desde julho de 2015 até a presente data). Também é membro do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da Embrapa (CGTI) e desde outubro de 2016, membro do Comitê Gestor das Estratégias da Embrapa (CGE). No período de agosto de 2009 até março de 2015, exerceu o cargo de Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Agroinformática – SBIAgro, no período de 2010-2011, e atualmente é membro do Conselho Diretor da SBIAGRO (2012-2013/2014-2015/2016-2017). Atualmente, também coordena o Observatório de TIC para a Agricultura, no âmbito do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa, denominado Agropensa. Além disso, a pesquisadora integrou, como representante da Embrapa (2013-2015), a equipe técnica da Plataforma Regional de Uso de Tecnologias Emergentes na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico, Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul – PROCISUR. No escopo desta parceria organizou, em 2014, o livro “Tecnologias da Informação e da Comunicação e suas Relações com a Agricultura”.

 

Moderador

JurandirZullo

Jurandir Zullo (CEPAGRI/UNICAMP) possui graduação em Matemática Aplicada (1985) e Engenharia Agrícola (1987), Mestrado em Pesquisa Operacional (Departamento de Matemática Aplicada – 1990) e Doutorado em Engenharia de Computação e Automação (Faculdade de Engenharia Elétrica – 1994), todos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisador do CEPAGRI/UNICAMP desde 1987, tendo sido Diretor do Centro de agosto de 2002 a agosto de 2008. Foi Assessor Científico da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da UNICAMP (COCEN) de 2009 a 2013 e Coordenador da COCEN de maio de 2013 a abril de 2017. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Planejamento Agrícola, Agrometeorologia, Sensoriamento Remoto, Processamento de Imagens, Zoneamento Agrícola e Mudanças Climáticas.

 

Detalhes

Data:
5 de outubro
Hora:
16:00 - 17:30
Evento Category:

Local

Centro de Convenções da Unicamp
R. Elis Regina, 131 - Cidade Universitária
Campinas, SP 13083-859 Brasil
+ Google Map