Painel - Indústria e Academia

Carregando Eventos

« All Eventos

  • Este event já passou.

Painel – Indústria e Academia

6 de outubro, 08:30 - 10:00

Auditório 3

Painelistas

asalvador-pic

André Salvador (Bayer) é doutor em agronomia pelo Jackson State Community College  e pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, Botucatu. É também mestre em agricultura de precisão e bacharel em agronomia também pela FCA/Unesp. Atualmente, é Diretor para Digital Farming da Bayer Crop Science Brasil, liderando desenvolvimento e inovação para digital farming em áreas como scouting, suporte à decisão e manejo integrado de pragas.

amarcon-pic

Antonio Marcon (Samsung) é gerente de P&D do Centro de Pesquisa Samsung Brasil, Chefe do Programa CreativeStartups/Samsung-Anprotec. Ele é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e possui um MBA em Administração de Mercadorias da ESPM São Paulo. É doutorando no Departamento de Política Científica e Tecnológica do IG/Unicamp.

Mariana Vasconcelos (Agrosmart) é CEO e fundadora da Agrosmart, empresa especializada em monitoramento de propriedades agrícolas e sistemas de suporte à decisão do agricultor.  É formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Itajubá/MG (UNIFEI). Fundada e, 2014 por Mariana Vasconcelos, Raphael Pizzi e Thales Nicoleti,  a Agrosmart associou-se a EsalqTec, participou do programa Startup Brasil, foi acelerada pela Baita e recebeu a premiação do Call to Innovation, representando a Singularity University em busca de soluções contra a crise hídrica. Em 2015, foi convidada para um programa de transferência de tecnologia com a NASA. Em 2016 venceu o programa de inovação aberta, Coca-Cola Open Up, e foi finalista do Thought For Food, na Suiça. Além disso, a Agrosmart participou do programa de pós-aceleração do Google, o Launchpad Accelerator, e foi investida pela SP Ventures.

Foto - Guilherme de Cleva Farto - (Embrapa)

Guilherme Farto (TOTVS) é Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no segmento de Agroindústria – Research Lab @TOTVS, responsável pela área de novas tecnologias e inovações na TOTVS. Tem apoiado projetos de inovação e workshops colaborativos com UX e Design Thinking – específicos para Agroindústria – e explorado tópicos como IoT e Internet of Food and Farm (IoF), Metaprogramming, Cognitive Computing, Microservices e Data Science/Analytics. Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016), especialista em Engenharia de Componentes Java (2011) e graduado em Ciência da Computação pela Fundação Educacional do Município de Assis (2010).

umello-pic

Ulisses Mello (IBM) é diretor da IBM Research no Brasil, dirigindo as operações, a agenda técnica e a estratégia do laboratório brasileiro, que é um dos 12 laboratórios globais da IBM no mundo. Suas principais prioridades são estimular a inovação em áreas-chave de tecnologia da informação aplicadas às indústrias e rapidamente trazer essas inovações ao mercado para sustentar e expandir os negócios da IBM. Dr. Mello é Distinguished Engineer da IBM e Líder Global da Área de Serviços Financeiros na Divisão de Pesquisa da IBM. Integrou-se ao IBM T. J Watson Research Center há mais de 20 anos e ocupou diversos cargos administrativos e técnicos. Em 2010, retornou ao Brasil para ajudar a estabelecer o primeiro laboratório de pesquisa da IBM no hemisfério sul e liderou as áreas de Recursos Naturais e Cidades Inteligentes. Dr. Mello tem mais de 70 artigos publicados e 16 patentes. Obteve seu doutorado em 1994 pela University of Columbia, mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto em 1987 e graduou-se em geologia pela Universidade de São Paulo em 1983. É membro da IBM Academy of Technology, da IBM Industry Academy e da Academia de Ciências de Nova York.

 

Moderadora

aguimaraes-pic

Alaine Margarete Guimarães (UEPG) possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2000), doutorado sandwich em Computação Aplicada – University of Florida (2005) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). É professora associada, lotada no Departamento de Informática, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi Diretora de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa e também Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da Instituição no período de 2010 a 2013. Desde maio de 2014 é coordenadora do Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada da UEPG e coordenadora do Laboratório Infoagro. É membro do conselho diretor da Sociedade Brasileira de Agroinformática (SBIAGRO) e membro da International Association for Development of Information Society. É revisora de vários periódicos e editora associada do periódico International Journal of Agricultural and Environmental Information Systems e do periódico Iberoamerican Journal of Applied Computing. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos na área de Inteligência Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizado de máquina, mineração de dados agrícolas e uso de veículo aéreos remotamente pilotados na agricultura. É autora de livros internacionais e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de atuar em vários projetos financiados por empresas e agência de fomento.

Detalhes

Data:
6 de outubro
Hora:
08:30 - 10:00
Evento Category:

Local

Centro de Convenções da Unicamp
R. Elis Regina, 131 - Cidade Universitária
Campinas, SP 13083-859 Brasil
+ Google Map