Concurso de Teses e Dissertações

PREMIAÇÃO DAS MELHORES DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO

A Associação Brasileira de Agroinformática – SBIAgro, por ocasião do 11º Congresso Brasileiro de Agroinfomática – SBIAgro 2017, premiará a melhor tese de doutorado e a melhor dissertação de mestrado concluídas no período de outubro de 2015 a julho de 2017.
Esse prêmio foi criado pela SBIAgro com o propósito de estimular e valorizar trabalhos de qualidade na área de tecnologia de informação aplicada à agropecuária, que culminaram com a apresentação, aprovação e defesa de dissertações de mestrado (stricto sensu) e teses de doutorado em instituições reconhecidas pelo MEC.

Os prêmios para o primeiro e segundo colocados de cada categoria, serão:

  • diploma de honra ao mérito para o aluno e para seu orientador;
  • inscrição gratuita para o aluno para o próximo congresso da SBIAgro;
  • prêmio simbólico a ser divulgado oportunamente.

Os trabalhos inscritos ao prêmio deverão conter resultados originais que tenham contribuído significativamente para o avanço do conhecimento científico e tecnológico do uso da tecnologia da informação na agropecuária.

Poderão propor indicação de candidatos instituições universitárias, institutos, centros de pesquisa, faculdades ou orientadores. Cada proposição poderá incluir apenas um candidato por ano, cujos trabalhos forem defendidos e concluídos no período entre 16 de outubro de 2015 e 31 de julho de 2017. Deverá ser respeitado o limite de no máximo dois trabalhos por orientador para concorrer aos prêmios.

As indicações de candidatos deverão ser encaminhadas à SBIAgro até a data limite de 21 de agosto de 2017 pelo endereço eletrônico hotmail, com o assunto CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES, contendo os seguintes documentos anexados:

  • cópia em PDF do trabalho completo;
  • documento institucional que comprove a apresentação, defesa e aprovação da dissertação ou tese pela banca examinadora;
  • pequeno memorial contendo breve descrição dos detalhes da execução do trabalho, nome do orientador, grupo de pesquisa, interação com outros grupos de pesquisa ou instituições;
  • uma carta do autor do trabalho, ressaltando a razão pela qual seu trabalho deve concorrer ao prêmio, destacando a contribuição a partir de seu próprio ponto de vista.

DATAS IMPORTANTES

  • Defesa de trabalhos passíveis de inscrição: 16/10/2015 a 31/07/2017
  • Inscrição: 01 a 21/08/2017
  • Composição da banca julgadora: 22 a 31/08/2017
  • Período de julgamento pela banca: 01 a 30/09/2017
  • Divulgação do resultado: 06/10/2017 (encerramento SBIAgro 2017)

REGULAMENTO

  1. Criam-se os seguintes prêmios SBIAgro, no âmbito do uso da tecnologia da informação aplicada à agropecuária:
    • PRÊMIO SBIAGRO para a melhor dissertação de mestrado (stricto sensu);
    • PRÊMIO SBIAGRO para a melhor tese de doutorado.
  2. Poderão participar dos prêmios os trabalhos defendidos por brasileiros e estrangeiros no Brasil em instituições reconhecidas pelo MEC, ou trabalhos defendidos no exterior por brasileiros e devidamente validados no Brasil por instituições reconhecidas pelo MEC .
  3. O prêmio terá uma periodicidade bianual.
  4. O prêmio será único e indivisível.
  5. Poderão concorrer ao prêmio dissertações de mestrado e teses de doutorado realizadas e defendidas no período estipulado. Como requisito prévio, os trabalhos deverão ser qualificados como “Aptos” pelo júri, com base na verificação do envio de todos os documentos obrigatórios à candidatura.
  6. A indicação dos candidatos ao prêmio deverá ser feita por instituições universitárias, institutos, centros de pesquisa, faculdades ou orientadores. Cada proposição poderá incluir apenas um candidato por ano, cujos trabalhos forem defendidos e concluídos no período entre 16 de outubro de 2015 e 31 de julho de 2017. O limite de no máximo dois trabalhos inscritos por orientador deverá ser respeitado.
  7. O júri será nomeado pela Associação Brasileira de Agroinformática – SBIAgro e será formado por pelo menos três membros pertencentes à diferentes instituições de ensino e pesquisa. A nomeação do presidente da comissão será feita por indicação do presidente da SBIAgro.
  8. A decisão do júri será inapelável e fundamentar-se-á numa apreciação do valor básico, relevante e aplicado do trabalho, considerando igualmente sua originalidade, repercussão no âmbito científico e contribuição para o uso da tecnologia da informação no setor agropecuário nacional. A entrega do prêmio ocorrerá em ato solene, durante a realização do Congresso Brasileiro de Agroinformática imediatamente posterior à abertura do presente concurso.
  9. Data limite para a submissão dos trabalhos é 21 de agosto de 2017.