Concurso de Teses e Dissertações

PREMIAÇÃO DAS MELHORES DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO

A Associação Brasileira de Agroinformática – SBIAgro, por ocasião do 11º Congresso Brasileiro de Agroinfomática – SBIAgro 2017, premiará a melhor tese de doutorado e a melhor dissertação de mestrado concluídas no período de outubro de 2015 a julho de 2017.
Esse prêmio foi criado pela SBIAgro com o propósito de estimular e valorizar trabalhos de qualidade na área de tecnologia de informação aplicada à agropecuária, que culminaram com a apresentação, aprovação e defesa de dissertações de mestrado (stricto sensu) e teses de doutorado em instituições reconhecidas pelo MEC.

Os prêmios para o primeiro e segundo colocados de cada categoria, serão:

  • diploma de honra ao mérito para o aluno e para seu orientador;
  • inscrição gratuita para o aluno para o próximo congresso da SBIAgro;
  • prêmio simbólico a ser divulgado oportunamente.

Os trabalhos inscritos ao prêmio deverão conter resultados originais que tenham contribuído significativamente para o avanço do conhecimento científico e tecnológico do uso da tecnologia da informação na agropecuária.

Poderão propor indicação de candidatos instituições universitárias, institutos e centros de pesquisa, faculdades e orientadores. Cada proposição poderá incluir apenas um candidato por ano, cujos trabalhos forem defendidos e concluídos no período entre 16 de outubro de 2015 e 31 de julho de 2017. Deverá ser respeitado o limite de no máximo dois trabalhos por orientador para concorrer aos prêmios.

Os interessados deverão encaminhar à SBIAgro até a data limite de 21 de agosto de 2017, pelo endereço eletrônico hotmail, uma mensagem com o assunto CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES, contendo os seguintes documentos anexados:

  • cópia em PDF do trabalho completo;
  • documento institucional que comprove a apresentação, defesa e aprovação da dissertação ou tese pela banca examinadora;
  • pequeno memorial contendo breve descrição dos detalhes da execução do trabalho, nome do orientador, grupo de pesquisa, interação com outros grupos de pesquisa ou instituições;
  • uma carta do autor do trabalho, ressaltando a razão pela qual seu trabalho deve concorrer ao prêmio, destacando a contribuição a partir de seu próprio ponto de vista.

DATAS IMPORTANTES

  • Defesa de trabalhos passíveis de inscrição: 16/10/2015 a 31/07/2017
  • Inscrição: 01 a 21/08/2017
  • Composição da banca julgadora: 22 a 31/08/2017
  • Período de julgamento pela banca: 01 a 30/09/2017
  • Divulgação do resultado: 06/10/2017 (encerramento SBIAgro 2017)

REGULAMENTO

  1. Criam-se os seguintes prêmios SBIAgro, no âmbito do uso da tecnologia da informação aplicada à agropecuária:
    • PRÊMIO SBIAGRO para a melhor dissertação de mestrado (stricto sensu);
    • PRÊMIO SBIAGRO para a melhor tese de doutorado.
  2. Poderão participar dos prêmios os trabalhos defendidos por brasileiros e estrangeiros no Brasil em instituições reconhecidas pelo MEC, ou trabalhos defendidos no exterior por brasileiros e devidamente validados no Brasil por instituições reconhecidas pelo MEC .
  3. O prêmio terá uma periodicidade bianual.
  4. O prêmio será único e indivisível.
  5. Poderão concorrer ao prêmio dissertações de mestrado e teses de doutorado realizadas e defendidas no período estipulado. Como requisito prévio, os trabalhos deverão ser qualificados como “Aptos” pelo júri, com base na verificação do envio de todos os documentos obrigatórios à candidatura.
  6. A indicação dos candidatos ao prêmio deverá ser feita por instituições universitárias, institutos e centros de pesquisa, faculdades e orientadores. Cada proposição poderá incluir apenas um candidato por ano, cujos trabalhos forem defendidos e concluídos no período entre 16 de outubro de 2015 e 31 de julho de 2017. O limite de no máximo dois trabalhos inscritos por orientador deverá ser respeitado.
  7. O júri será nomeado pela Associação Brasileira de Agroinformática – SBIAgro e será formado por pelo menos três membros pertencentes à diferentes instituições de ensino e pesquisa. A nomeação do presidente da comissão será feita por indicação do presidente da SBIAgro.
  8. A decisão do júri será inapelável e fundamentar-se-á numa apreciação do valor básico, relevante e aplicado do trabalho, considerando igualmente sua originalidade, repercussão no âmbito científico e contribuição para o uso da tecnologia da informação no setor agropecuário nacional. A entrega do prêmio ocorrerá em ato solene, durante a realização do Congresso Brasileiro de Agroinformática imediatamente posterior à abertura do presente concurso.
  9. Data limite para a submissão dos trabalhos é 21 de agosto de 2017.