Concurso de Aplicativos Móveis

DESAFIO DE INOVAÇÃO SBIAgro 2017

Congresso Brasileiro de AgroInformática

O Desafio de Inovação SBIAgro 2017, realizado pela Embrapa Informática Agropecuária e Unicamp, em conjunto com o Campus Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP/Campus Campinas) e a TIC em Foco, é um evento em forma de Concurso de Aplicativos Móveis que integrará o Congresso Brasileiro de AgroInformática (SBIAgro 2017).

O Desafio tem como objetivo identificar e dar destaque a jovens estudantes, pesquisadores e profissionais, de modo a colaborar para que suas ideias inovadoras se tornem negócios lucrativos e que solucionem problemas da sociedade. O Desafio, alinhado à temática “Ciência de Dados na Era da Agricultura Digital1” do SBIAgro 2017, se dará pela submissão de propostas de soluções tecnológicas2 inovadoras em aplicativos móveis que visem resolver problemas reais da agricultura brasileira.

1 A ciência de dados para fins deste concurso compreende soluções tecnológicas relacionadas com uma ou mais etapas do ciclo de vida dos dados.

2 Solução tecnológica em aplicativos móveis: refere-se ao produto produzido para submissão e participação no Desafio, compreendendo versões funcionais de softwares desenvolvidos exclusivamente sobre as plataformas Android ou iOS. A solução tecnológica deverá encontrar-se minimamente em estágio de protótipo funcional de modo que seus potenciais benefícios possam ser verificáveis pelo Comitê de Avaliação do Desafio.

Regras para envio das Propostas

Os interessados poderão participar individualmente ou em equipes com no máximo 5 integrantes (1 líder + 4 integrantes), os quais deverão estar enquadrados em uma das três categorias possíveis de participação, a constar:

    1. Júnior: equipes com todos os seus participantes regularmente matriculados no ensino médio;

    2. Superior: equipes com todos os seus participantes matriculados no ensino superior ou pós-graduação; e

    3. Profissional: equipes com participantes em estágio inicial da carreira, ou ligados a empresas de tecnologia, ou profissionais liberais. Nesta categoria, são também admitidas equipes mistas, compostas por estudantes, professores e profissionais com diferentes históricos profissionais, em qualquer estágio da carreira.

Cada equipe deverá possuir um nome e indicar um líder, que será o responsável por representar a referida equipe em quaisquer atos relativos ao Desafio. As propostas são constituídas de uma solução tecnológica em aplicativo móvel, um artigo de uma página que a descreva e um vídeo de até 120 segundos de duração que transmita a proposta da solução tecnológica. Na hipótese de integrantes menores de idade, é obrigatório o envio de Termo de Autorização, a ser enviado no momento de submissão da proposta.

Modelos

O modelo do artigo está disponibilizado abaixo, bem como o Termo de Autorização, obrigatório para integrantes menores de idade, e as instruções para a elaboração do vídeo:

Vídeo

O vídeo a ser submetido pela equipe participante deverá possuir no máximo 120 (cento e vinte) segundos. O vídeo deverá ser submetido pela plataforma OU hospedado no YouTube ou outra plataforma de Streaming de vídeo e o seu link disponibilizado.

O vídeo a ser elaborado pela equipe deverá abordar obrigatoriamente os seguintes tópicos:

(a) Apresentação dos membros da equipe e o que fazem / formação.

(b) Qual o público alvo da solução.

(c) Quais necessidades que a solução irá suprir.

(d) O nome da solução.

(e) Como foi implementada a solução (por exemplo: Linguagem, Plataformas, Metodologia, Modelos, etc).

(f) Principais concorrentes.

(g) Diferencial da solução.

(h) Perspectiva de negócio.

Solução Tecnológica

O protótipo da aplicação final – versão executável disponível no Google Play (Android) ou App Store (iOS) com a implementação de todo o aplicativo proposto, de acordo com a proposta – deverá ser disponibilizado, uma vez que fará parte da etapa de avaliação das propostas. O proponente deve fornecer todas as informações necessárias para a avaliação do aplicativo, incluindo senhas, usuários e quaisquer outros recursos necessários à sua execução. Devem ser informados todos os procedimentos para acesso e instalação.

Submissão de propostas

O encaminhamento da proposta (composta de artigo, vídeo e solução tecnológica) deverá ser acompanhada do nome da equipe, nome completo de seu(s) integrante(s), nome do líder da equipe, e-mails e telefones para contato. Não há limite para a quantidade de propostas enviadas, individuais ou em grupo. As melhores soluções serão selecionadas por categoria para a apresentação dos Pitchs³ no dia 4 de outubro de 2017, durante o Congresso Brasileiro de Agroinformática, em Campinas – SP. A divulgação dos resultados com as equipes finalistas selecionadas para a apresentação presencial dos Pitchs acontecerá no 4 de setembro de 2017 no site do evento.

Lista de equipes selecionadas

 Acesso ao sistema de submissão

3Pitch: é uma apresentação de curta duração onde as equipes terão a oportunidade de expor seu plano de negócios utilizando técnicas de persuasão perante o Comitê Julgador, especialmente designado para avaliar a proposta de solução tecnológica de acordo com os critérios definidos no Desafio.

Avaliação

As propostas de soluções tecnológicas serão submetidas à avaliação pelo Comitê de Avaliação do Desafio SBIAgro 2017, composta por profissionais de tecnologia de informação, pesquisadores de ciências agrárias e profissionais de mercado e negócios. Na etapa classificatória, serão avaliados os critérios: relevância do problema que a solução propõe resolver, qualidade do design e funcionamento do aplicativo de forma correta.

Os melhores trabalhos por categoria serão selecionados para participar da etapa final: uma Competição de Pitch que ocorrerá no evento do SBIAgro 2017, na qual um ou mais representantes das equipes responsáveis por cada um dos aplicativos classificados apresentarão ao público e à uma banca julgadora seus aplicativos. A competição é baseada na apresentação do Pitch, podendo ser apresentados protótipos. Os Pitches terão duração de 5 minutos e não será permitida extensão do tempo de apresentação. O julgamento dos Pitches seguirá os critérios descritos na Tabela 1. As avaliações serão coletadas pela organização e tabuladas durante o evento. Os vencedores por categoria serão anunciados ao final em sessões do SBIAgro dedicadas ao concurso, dias 3 ou 4 de outubro, de acordo com a categoria.

Os artigos de uma página correspondentes aos trabalhos selecionados para a etapa final e apresentados por pelo menos um membro da equipe na competição de Pitch durante o SBIAgro 2017 serão publicados nos anais do evento.

Datas Importantes

  • Submissão de propostas: de 10/05/2017 até 10/07/2017 31/07/2017 14/08/2017

  • Período de avaliação das propostas submetidas pelo Comitê de Avaliação do Desafio: de 11/07/2017 01/08/2017 a 25/08/2017

  • Divulgação dos selecionados para apresentação dos Pitchs: 04/09/2017

  • Apresentação dos Pitchs, arguição do Comitê Julgador e divulgação dos vencedores: 4/10/2017

Premiação

As equipes participantes do Concurso de Aplicativos Móveis do SBIAgro 2017 serão reconhecidas mediante a distribuição de certificados e prémios simbólicos conforme especificado nos itens a seguir:

Cada um dos integrantes das equipes classificadas para participar da “Competição de Pitch” receberá um certificado digital de participação na competição com a seguinte menção:

  • “Classificado(a) entre as Melhores Soluções Tecnológicas: Equipe selecionada para Competição de Pitch: Categoria Junior/Senior/Empresarial no Concurso de Aplicativos Móveis do SBIAgro 2017”.

Para cada categoria, todos os integrantes das equipes classificadas em 2ᵒ e 3ᵒ lugares na Competição de Pitch, receberão um certificado de participação na competição com as seguintes menções:

  • “Classificado(a) como a 2ᵃ Melhor Solução Tecnológica apresentada na Competição de Pitch: Categoria Junior/Senior/Empresarial no Concurso de Aplicativos Móveis do SBIAgro 2017”;

  • “Classificado(a) como a 3ᵃ Melhor Solução Tecnológica apresentada na Competição de Pitch: Categoria Junior/Senior/Empresarial no Concurso de Aplicativos Móveis do SBIAgro 2017”.

As melhores soluções em cada uma das categorias receberão certificado de equipe vencedora com a seguinte menção:

  • “Classificado(a) como parte da equipe vencedora do Concurso de Aplicativos Móveis do SBIAgro 2017 com a melhor solução tecnológica apresentada na categoria Junior/Senior/Empresarial”.

As equipes vencedoras de cada categoria poderão, ainda, receber prémios simbólicos, um por equipe, mediante disponibilidade e a ser divulgada oportunamente.

Considerações Finais

A inscrição do participante e de sua equipe no evento implica automaticamente no conhecimento e integral concordância com todos os termos deste Edital. Não serão validadas inscrições com dados ou informações incompletas. Ao realizar a inscrição no evento, o participante e sua respectiva equipe declara que todos os dados e informações fornecidas ou cedidos, sob qualquer forma, em qualquer momento do evento, são completamente verídicos e de inteira responsabilidade de quem os forneceu ou dos cedentes.

Os aspectos e critérios para a avaliação, o julgamento e a pontuação podem ser alterados, de forma soberana pelas comissões avaliadora e julgadora, em qualquer momento, caso seja necessário. Todavia, qualquer alteração ou modificação, por qualquer motivo deve ser comunicada aos competidores, antes de qualquer apresentação, julgamento ou avaliação e sem que implique em qualquer prejuízo para qualquer um dos participantes.

A comissão organizadora se reserva o direito de não selecionar quaisquer das propostas submetidas e da não realização do Concurso caso não tenha quórum mínimo de inscrições e/ou aprovações de projetos.

Estão impedidos de participar do Concurso os membros das Comissões Organizadora, Avaliadora e Julgadora, bem como seus parentes em linha reta, colateral ou afim, até o terceiro grau.